historia

História

A Guitarra Baiana, assim batizada por Armandinho Macêdo, é um instrumento genuinamente brasileiro, nascida e criada na Bahia e que, em 2012, completou 70 anos. De lá pra cá, muita coisa rolou, muita música tocou, transformou o próprio carnaval da Bahia. É um instrumento apaixonante pela sua versatilidade: frevo, axé, rock, choro, pagode, música clássica… tudo fica bom na guitarrinha. Como diz uma música da família Macêdo, ela é o “instrumento bom”.

 

dodoeosmarDodô e Osmar criaram o pau elétrico e o trio elétrico. Depois, a “família elétrica” de seu Osmar reinventou tudo isso. Essa história é tão rica e fascinaste que ainda estamos trabalhando no texto definitivo que será publicado aqui no site no dia 05/05/16. Por enquanto, separamos alguns vídeos que contam também um pouco de como tudo começou, de como “abriu alas e caminhos”, pra depois passar… o carnaval.

Trecho que um documentário da GNT sobre o trio elétrico traz momentos interessantes dessa história:

Armandinho fala sobre o pau elétrico e a guitarra baiana:

Nesse excelente documentário “Osmar Macêdo por Osmar Macêdo”, de José Alves (filho de Osmar), seu Osmar relata, como ele e Dodô criaram o Pau Elétrico, que deu origem ao famoso trio elétrico que revolucionou a MPB e serviu de escola a muitos artistas brasileiros. Dodô e Osmar são para a guitarra elétrica o que os Irmãos Lumière são para o Cinematógrafo. Todos os direitos reservados pertencentes a José Alves.

Apresentação de Aroldo Macêdo no TEDxPelourinho (2011): História de um sonho amplificado.